Dia primeiro último interrompemos a rotina de execícios com Dreamweaver e Photoshop para uma introdução à História da Arte e Estética. Raso como um pires atravessamos cinquenta mil anos no primeiro dia, num panorama das principais referências em pintura, escultura e arquitetura desde o Paleolítico até finais do século XIX. Um pouco mais profundo, o segundo dia cobriu em pinceladas rápidas os cinquenta anos entre o período do Realismo e a década de 1920.
Terceiro dia, Pinacoteca do Estado. Inicialmente um pouco tenso, seguranças em alerta amarelo (Não põe a mão, por favor... hehehe), vimos o acervo neoclássico, moderno e contemporâneo, ou a maior parte do acervo. A hora passa rápido. Com o registro fotográfico feito pelo Lucas Guilherme e Vitor Hugo conseguimos bastante material iconográfico para análise nas aulas seguintes (em breve, galeria neste mesmo blog). Ao quarto dia mudamos o enfoque historicista para debater conceitos e tentar entender os rumos mais recentes da Arte Contemporânea. Popular vs. Erudito, Experimentalismo vs. Formalismo, Comercial vs. Autoral, Sampler vs. Originalidade, Conceitual vs. Prêt-à-Porter, as grandes questões que se põem e opõem na estética contemporânea.
Finalizamos com um histórico do design, desde a fundação da Bauhaus, o conceito de racionalismo funcional e de beleza e simplicidade no mundo pós-industrial. Uau! Muita coisa pra uma semana mas os frutos já começam a brotar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário